Dia Internacional das Mulheres é comemorado com festa no ginásio

424
Secretária de Assistência Social Thaiana Frota entrega os premios sorteados no evento

A História

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX.

Desde então as lutas pelos direitos das mulheres avançou e obteve conquistas, tais como o direito ao espaço público, ao trabalho e ao voto, mas essas reivindicações na atualidade tem focado pelo fim da violência contra as mulheres, igualdade no emprego e salário e políticas públicas de saúde.

8 de Março em Tailândia: Festa Popular

Nesse Dia das Mulheres em Tailândia, como era realizado em anos atrás, voltou a ter o brilho do sorriso de meninas, jovens mães, senhoras, donas de casas e trabalhadoras numa grande festa popular realizada no Ginásio de Esportes Werner Kronbauer.

O prefeito Macarrão já havia orientado a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) que não se podia esquecer o Dia das Mulheres. “As mulheres de Tailândia são lutadoras, fazem o papel de mãe e pai, por isso devem ser saudadas”, pediu o prefeito municipal

Houve várias brincadeiras, palestras, discursos e sorteios, coordenado pela SEMADS, na qual a secretária, Thaiana Frota, relembra “que em outras épocas o Dia das Mulheres fazia parte do calendário da cidade, e esse dia foi se perdendo. Agora vamos resgatar o Dia das Mulheres a igual valor da importância delas”.

Cerca de mil mulheres estiveram presentes no ginásio nessa quarta-feira, que se divertiram a manhã inteira. “O Dia das Mulheres não é apenas um dia, são todos os dias, onde fazemos nosso trabalho em casa pra os maridos e nossos filhos, no trabalho fora de casa e queremos ser valorizadas todos os dias da semana”, afirma dona Cristina Maria, moradora do Jardim Arboreto.

Estiveram na comemoração a vereadora Hígia Frota, ex-secretária de Ação Social, a vice-prefeita Regina Góes, a secretária de Educação Goreth Paganini, a Associação das Mulheres de Tailândia, Associação das Artesãs, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, funcionários da SEMADS e outras entidades da sociedade.

RESPONDER

Please enter your comment!