Tailândia vence finais e 3 escolas se tornam campeãs, com destaque à escola Nossa Senhora de Fátima, do Olho D´água.

133

Mais de mil alunos participaram da abertura da primeira seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps). O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo “Iverson Pereira dos Santos”, no município de Moju, no nordeste do Estado.

Desta seletiva participam seis municípios (Moju, Abaetetuba, Barcarena, Tailândia, Igarapé Miri e Acará) reunindo mais de 600 atletas das modalidades Basquete, Handebol, Futsal e Volei (Masculino e Feminino nas categorias A e B).

O evento contou com um grande público que assistiu a apresentação dos Hinos Nacional, Paraense e do Município pelo Coro de Libras; o desfile das bandeiras e das delegações e apresentações artísticas. Para o coordenador da seletiva, Albino Pacheco, a regional de Moju traz uma característica especial, que é a participação maciça do público e a rivalidade das equipes que garantem bons resultados dos classificados na Etapa Estadual. “As equipes desta regional geralmente ficam entre os primeiros colocados”, destaca.

A importância dos jogos

Neste ano, mais de 26 mil alunos-atletas de 138 escolas do estado do Pará participam da 59ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses 2017 (Jeps). A competição teve sete regionais: Moju, Mocajuba, Breves, Maracanã, Santa Izabel, Igarapé-Açu e Marabá. Os alunos competiram nas modalidades coletivas: Vôlei, Futsal, Handebol e Basquete Masculino e Feminino, e nas modalidades individuais que envolvem Tênis de Mesa e Xadrez, na categoria A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos.

Os alunos-atletas que se destacarem nas modalidades individuais, assim como as equipes campeãs das modalidades coletivas irão representar o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem anualmente, sendo promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e apoio do grupo Globo. Este é o maior evento esportivo estudantil do Brasil.

Tailândia

O município de Tailândia contou nessa seletiva de cerca de 80 alunos-atletas das escolas públicas de ensino fundamental Socorro Ricarte, Nossa Senhora de Fátima, da comunidade do Olho D´água, e São Francisco de Assis e Eriberto Jasper, de Palmares, de ensino médio, com 6 equipes nas modalidades de Handebol, Vôlei e Futsal, e a Escola “Sonho Meu”, da rede privada, que também participou de uma final, sendo vice-campeã. Ao total foram 3 campeãs, 3 vice lugar e um quarto lugar, totalizando 80% de aproveitamento.

Todas as escolas tiveram participação importante. Das cinco escolas, três foram consagradas campeãs: São Francisco, Socorro Ricarte, mas o destaque foi mesmo para a escola Nossa Senhora de Nazaré, do Olho D´água, que “sem grande estrutura para desenvolver atividades esportivas, uma escola da Zona Rural foi lá e não decepcionou, conseguiu vencer na final e orgulhar a comunidade do Olho Dágua e o município de Tailândia”, comemora a professora Gislany Barbosa, diretora da escola.

Com esse resultado, as escolas de Tailândia participarão da Etapa Estadual do JEPs, que acontecerá no próximo mês em Belém ou Castanhal, ainda a ser definida pela organização, e vão representar o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que é realizado anualmente.

“Vamos melhorar, vamos melhorar sempre. Agora Tailândia deve investir na juventude com práticas esportivas para tirá-las da marginalidade. E vem aí o Jogos de Tailândia e vamos continuar melhorando”, afirma o prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper Macarrão.

Os Jogos Estudantis Tailandenses (JETs)

Os Jogos Estudantis Tailandenses (JETs), que acontecem geralmente no mês de setembro, têm como representatividade o ápice da prática esportiva estudantil do município.

As escolas do município preparam-se no decorrer do ano para realizar uma boa apresentação no JETs, só podendo participar do evento os alunos que obtiverem boas medias na escola, incentivando desta forma o aluno a frequentar a escola diminuindo o índice de evasão escolar e a participação de atividades desportivas.

RESPONDER

Please enter your comment!