Junto & Misturado no Forrozão do Povo construindo uma Cultura da Paz

Junto & Misturado no Forrozão do Povo construindo uma Cultura da Paz

Qual a explicações para a origem do termo “festa junina”. A explicação surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Nelas são homenageados quatro santos católicos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Paulo.

Nesse sentido, a festa junina Junto & Misturado vai completar a sua 4ª Edição esse ano. Essa festa foi criada pelas escolas da rede municipal com o objetivo de levantar fundos e criar um espaço de lazer para os alunos e seus pais. Também uma forma de resgatar o “Forrozão do Povo”, festa da quadra de São João que deixou de acontecer em 2010, deixando uma lacuna no Calendário Cultural de Tailândia.

Por ser parte da formação cultural do município, o prefeito Macarrão determinou que o Forrozão do Povo voltasse em cena, numa forma de resgatar a cultura do Povo. Segundo diz o dicionário, Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Junto & Misturado e o Forrozão do Povo na Cultura da Paz

Esse ano, o IV Junto & Misturado e o Forrozão do Povo, que serão realizados no dia 30 de junho e 01 de julho, respectivamente, vem engrandecer e finalizar a quadra junina com chave de ouro, pois cultura é vida, cultura é reviver a cada dia um dia melhor. Mas para isso, é preciso que seja também criada uma Cultura da Paz.

Cultura de Paz significa respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos.

É importante que nesses dois dias de festas todos tenham essa consciência:

• Se for sair de carro ou de moto, não beba e use o capacete;
  • Se for beber, deixe o veículo em casa;
  • Não exagere no álcool;
  • Evite bebidas em garrafas de vidro, use garrafas pet;
  • Denuncie a pedofilia e o trabalho infantil. Disque: 100;
  • Não saia de casa com instrumentos cortantes ou pontiagudos.

Dados que não podem se repetir

No início do mês de junho, no primeiro final de semana, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) registrou dados alarmantes relacionados à segurança que não podem mais se repetir.

OCORRÊNCIA NO HGT –  03 a 04/06/2017

Acidentes de Trânsito

Acidentes com motos Vitimas de arma de fogo Vitimas de arma branca Agressão física

Fonte: HGT

A Prefeitura de Tailândia espera o bom senso de todos e está fazendo a sua parte. Por determinação do prefeito Paulo Liberte Jasper Macarrão, a Secretaria de Governo já notificou os órgãos de Justiça, de Segurança Pública, da Gestão e organizadores para uma reunião com todos que possam contribuir com a segurança das festas que serão realizadas nesse final de semana (30jun/01jul). Vamos todos fazer a nossa parte.

Prefeitura de Tailândia

O Povo no Comando

Assessoria de Comunicação – ASCOM

RESPONDER

Please enter your comment!