Na Saúde Pública de Tailândia a prioridade é do Povo

Tailândia passou nas gestões passadas o pior momento de sua história na saúde pública. Faltavam investimentos nas unidades de saúde básica, total abandono dos postos da zona rural e faltavam remédios.

O Atendimento Médico Especializado (AME) jogado literalmente as baratas e ratos, ambulâncias, quando tinham, em péssimas condições, onde os pacientes eram levados “amarrados” para outros hospitais da região.

É importante salientar ainda que a arrecadação financeira dos municípios brasileiros caíram num percentual que varia entre 47 a 50%, causando dificuldades para o cumprimento de todas as obrigações legais entre elas o investimento mínimo na área da saúde, bem como causou um desequilíbrio no ajuste de gastos com pessoal, pois as demandas somente aumentam nas diversas áreas.

Apesar desse quadro, quando assumimos a Prefeitura Municipal de Tailândia (PMT) em janeiro, ampliamos os investimentos na área da saúde, melhoramos estruturas físicas e condições do ambiente de trabalho, reinauguramos o AME, reformamos todos as unidades de saúde básica da zona urbana e rural e inauguramos novos postos de saúde. Tudo isso em menos de seis meses.

Sobre os trabalhadores da saúde, a pergunta que se faz é se vamos cumprir com a reposição salarial como manda a lei? A resposta é que vamos, mas agora não podemos fazê-lo de uma vez só, por isso a gestão apresentou a proposta de repasse de 6,29% parcelado em seis vezes, mais o retroativo de maio e junho, para ser pago em julho.

Temos total certeza de que devemos valorizar os trabalhadores da saúde do município, como também acreditamos que o sindicato cumpre com o seu papel democrático de representação dos trabalhadores, o que não se pode é, em nome da intransigência, prejudicar a população com uma greve.

“Estamos abertos ao debate na mesa de negociação. Vamos estar à disposição para discutir toda a Pauta de Reinvindicação da categoria até a exaustão, pois o nosso compromisso é com a melhoria de vida do povo de nosso município”, afirma o prefeito Macarrão.

Prefeitura de Tailândia

Assessoria de Comunicação – ASCOM