Prefeitura realiza Curso Aeromédico em Tailândia

A prefeitura de Tailândia realizou nos dias 16 e 17/09 o 1º Curso Aeromédico para os profissionais de saúde do município. Tailândia é um das poucas cidades brasileiras com aeronave exclusiva para o transporte aeromédico.

O transporte aeromédico é o translado ou remoção de doentes graves, por meio de helicópteros, de um ponto a outro, em situações em que o doente necessite de um transporte Inter hospitalar que seja mais adequado. É considerado um transporte seguro e proporciona uma assistência quase imediata aos feridos/pacientes, podendo salvar muitas vidas.

Por trás deste tipo de transporte, encontra-se uma tripulação competente e em sintonia, que cumpre determinados requisitos, e equipamentos e materiais especializados, que tornam possível que todo o transporte seja feito sem qualquer incidente, por isso a necessidade de capacitação desses profissionais.

Para isso, o curso foi proferido pelo Dr. José Guataçara, do Hospital Metropolitana de Belém, e tem como conteúdo a capacitação de profissionais para trabalharem com segurança, embarque e desembarque, segurança de voo, como encaixar o paciente dentro da aeronave, pousar na rua para fazer socorro de urgência.

“É isso que o prefeito Macarrão quer: dar condições para o aeromédico faça operação de socorro em qualquer lugar. É uma coisa sensacional. Em Belém não tem esse tipo de resgate”, afirma o experiente médico.

O 1º Curso Aeromédico tem como objetivo instrumentalizar profissionais e demais envolvidos nas missões aeromédicas, sobre os aspectos referentes à assistência em situações de urgência e emergências AVCs, cardiológicos e traumáticos,

“A excelência profissional é uma necessidade atual e não são mais aceitos profissionais que não tenham conhecimento de todas as etapas que contemplam seu trabalho. A missão aeromédica, em especial, exige de seus participantes, um conhecimento global de todo o evento”, enfatiza do Dr. Guataçara.