Cursos de Informática e Inglês e Aulas de Reforço Escolar do CIE retornam no dia 19 de fevereiro

cieyolandavieirajasper

Em acordo com o Calendário Letivo Municipal, as aulas do Centro Integrado de Estudos (CIE) Yolanda Vieira Jasper iniciarão a partir do dia 19 de fevereiro. Esse acompanhamento com o início das aulas da rede oficial se faz necessário para adequar as atividades do CIE às da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Esse ano o CIE ofertou 240 vagas para os cursos de Informática e Inglês, cada. As matrículas foram realizadas de 22 a 24 de janeiro e amplamente divulgadas na cidade.

Novidades acompanham o início das aulas do CIE

A primeira novidade é que os cursos de Informática serão em formato Básico, onde serão priorizados o Word (Editor de Texto) e Excel (Planilha Eletrônica) e terão duração de dois meses, sendo que abrirão ainda esse ano mais três Etapas do Curso de Informática para a comunidade.

“O objetivo de oferecer cursos de formação básica em informática para todos é permitir a acessibilidade e a inclusão digital, inclusive usando essa ferramenta tecnológica para a inserção ao Mercado de Trabalho”, esclarece Reinaldo Araujo, coordenador do CIE

A segunda Etapa de Informática terá caráter social

Nessas próximas Etapas do Curso de Informática serão priorizadas vagas para adultos e trabalhadores, da zona urbana e rural, que já estejam no mercado de trabalho ou em busca desse, como por exemplo, as costureiras e costureiros da Fábrica de Confecções, trabalhadores e filhos de trabalhadores rurais e de outras áreas.

Escola de Idiomas

O Curso de Inglês também com novo formato, será realizado em um ano, em quatro níveis (Níveis I, II, III, IV), consolidando as bases para a futura Escola de Idiomas Municipal.

1ª Colônia de Férias Aprendendo e Brincando do CIE é realizada com sucesso

A 1ª Colônia de Férias do CIE que foi realizada de 22 de janeiro a 02 de fevereiro foi um total sucesso. Realizada a pedido do prefeito Macarrão, o evento foi mais um momento de diversão e educação para nossas crianças.

“Criança tem todo o direito a estudar, esse é o seu objetivo, mas tem que brincar também. Também vejo que quanto mais as crianças gastam energia com coisas boas ela vai se esforçar em ser também um bom cidadão”, afirma o prefeito Macarrão.

As atividades centrais da colônia foram brincadeiras de rua, como Queimada, Taco-bol, Bandeirinha, Cabo de Guerra, entre outras, brincadeiras essas que não se vê mais nas ruas devido à tecnologia portátil.

“Não vemos mais as crianças interagindo entre si. É cada uma no canto das escolas ou de sua casa com seus aparelhos telefônicos, isso não é bom para a formação educacional dos estudantes”, denuncia a pedagoga Isabel, uma as coordenadoras da Colônia.

Já para o professor Wagner Júnior, professor de Educação Física, “unir a atividade motora ao lúdico transformam-se em um instrumento facilitador do aprendizado em sala de aulas”, propõe o educador.

Participaram efetivamente da Colônia 77 crianças, de várias escolas e bairros carentes de Tailândia e contou com todo apoio da Prefeitura Municipal.