A Biblioteca Municipal de Tailândia é selecionada pelo Conecta Bibliotecas

cieyolandavieirajasper Destaque CIE

A Biblioteca Municipal de Tailândia é selecionada pelo Conecta Bibliotecas

A Biblioteca Machado de Assis de Tailândia do Pará, que compõe o Centro Integrado de Estudos Yolanda Vieira Jasper, foi selecionada para o programa nacional de estímulo à transformação social através da leitura.

De 144 municípios paraenses, Tailândia está entre as 12 bibliotecas do Estado do Pará selecionadas para entrarem no Programa Conecta.

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.