Centro Integrado de Estudos e Biblioteca Machado de Assis realizam Concurso de Poesias para os 30 anos de Tailândia

cieyolandavieirajasper Destaque CIE

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março e foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999. Este Dia Mundial celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa em prol da educação e da sociedade.

Visando celebrar esse dia, o Centro Integrado de Estudos (CIE) Yolanda Vieira Jasper, através da Biblioteca Municipal Machado de Assis, realizará uma proposta nova de Concurso de Poesia, que na verdade acontecerá ao longo dos meses de março e abril, finalizando junto com o 30º Ano de Emancipação do município de Tailândia, que acontecerá em 10 de maio de 2018.

A novidade é que as poesias serão em vídeos produzidos pelos próprios alunos e professores, com o tema: “Eu Amo Tailândia”, onde será testada a aptidão de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal de ensino.

Os vídeos poderão ser produzidos pelos alunos, com apoio dos professores das escolas públicas e privadas e deverão ser inscritos no CIE até o dia 27 de abril de 2018. Os vídeo estarão disponíveis no Canal do Youtube do CIE Yolanda Vieira Jasper e Listados em uma Página Dedicada para o Concurso.

Nesse sentido, podemos dizer que a poesia contribui para a diversidade e para a criatividade, usando as palavras e os nossos modos de percepção e de compreensão do mundo, facilitando dessa forma no ensino aprendizado.

É objetivo desse evento também homenagear as poetisas brasileiras, pela passagem do mês da Mulher, representado no calendário em 08 de março, como uma forma de destacar que os caminhos das palavras não foram feitos apenas por homens, mas com certeza, por mulheres modernas e em dia com os sues tempo.