Tailândia comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

Administração cieyolandavieirajasper Destaque CIE

Tailândia comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril. Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

Quem foi Monteiro Lobato?

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (hoje município de Monteiro Lobato), Província de São Paulo em 18 de abril de 1882 e faleceu na cidade de São Paulo, em 1948.

Monteiro Lobato foi escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro, responsável pela criação de inesquecíveis histórias, como “A menina do Narizinho Arrebitado”, lançada no natal de 1920 que fez o maior sucesso.

Depois disso, nasceram outros episódios, o principal deles é “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília são conhecidos culturalmente até hoje.

Lobato era um insatisfeito com as traduções feitas dos livros europeus para crianças brasileiras, por isso começou a criar personagens bem típicos, dando destaque aos costumes e às lendas do folclore nacional, como exemplo o famoso Saci-Pererê. Em suas obras o autor ainda misturava a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema.

Por isso, o dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

O Dia do Livro Infantil no CIE e na Biblioteca de Tailândia

Frente do Centro Integrado de Estudos Yolanda Vieira Jasper na Avenida Belém, Tailândia Pa

Esse é o primeiro ano em que o Dia Nacional do Livro  é comemorado no novo espaço da Biblioteca Machado de Assis e no Centro Integrado de Estudos de Tailândia. Esse novo espaço atualmente é bastante requisitado por escolas de ensino infantil e fundamental menor e maior e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para visitas agendadas e pesquisas diversas, e com a inauguração da Gibiteca, as dependências do Centro Integrado ficaram bastantes concorridas.

O Centro Integrado de Estudos Yolanda Vieira Jasper, além de contar com a Biblioteca Municipal, ainda possui um Infocentro, salas de aulas para os cursos livres de inglês, informática e preparatório para o ENEM.