Tailândia está presente no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, no RJ

cieyolandavieirajasper Destaque CIE

Evento reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de programa que estimula a transformação social por meio das bibliotecas públicas

De hoje (14) a 18 de maio, a organização social Recode reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Tailândia, município há 270 km de Belém, conta com Michele Oliveira como representante do município pelo Centro Integrado de Estudos Yolanda Vieira Jasper e Biblioteca Municipal Machado de Assis.

Michele Oliveira ao centro

Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.

Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site http://recode.org.br/movimentorecode. Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.