Tailândia realiza Semana do Meio Ambiente nas escolas e na Praça do Povo

Meio Ambiente noticias

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

No município de Tailândia, no nordeste do Pará, região que sofreu bastante com a destruição da floresta que promoveu desequilíbrio ambiental e social, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) marcou a abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente com um ciclo de palestras sobre o tema, começando pela Escola Ezequiel Ramos, pela parte da manhã, e na Escola José Alfredo, com a participação de alunos do ensino fundamental.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TAILÂNDIA

LOCAL/HORÁRIO

Escola de Ensino Tecnológico – EETEPA

04/06 – 10h

Escola Maranata

04/06 – 17h

Inauguração da Horta e Plantio na Escola Dom Guido

05/06 – 9h

Apresentação Cultural em homenagem ao dia do Meio Ambiente

(Dança, Teatro, Cinema, Distribuição de mudas)

PRAÇA DO POVO

05/06 – 18h

Por que é importante preservar o Meio Ambiente

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano contou com a presença de chefes de 113 países e de 400 instituições. E a celebração foi escolhida para ocorrer justamente na data do evento, dia cinco de junho.

Discussão acerca do tema Meio Ambiente

Durante o encontro, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta:

• Direitos humanos;
  • Gestão de recursos naturais;
  • Prevenção da poluição;
  • Meio ambiente e desenvolvimento bélico.

Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país participante de construir um arcabouço legal próprio, voltado para a preservação do meio ambiente.

Diretriz esta que foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a qual dedicou um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.

Destacamos o seu artigo 225:

“(…) todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.