Tailândia comemora o Outubro Rosa com ações preventivas dia 18/10

Notícias Saúde

Tailândia comemora o Outubro Rosa com ações preventivas

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Nesse mês de Outubro, que e da mulher divulga-se também sobre o câncer de colo do útero. O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.

O município de Tailândia nesse mês de outubro irá realizar no dia 18 de outubro, às 14 horas a “1º CAMINHADA ROSA”, um evento que irá contar com grandes parceiros, entre eles o Hospital Geral de Tailândia que irá marca no dia do evento 100 (cem) exames de mamografias.

Evento: Caminha Rosa

Data: 18/10/2018

Horário: 14h

Local: Saída – Secretaria de Saúde

Chegada – Ginásio de Esporte Werner Kronbauer

Ações:

  • Marcação de Mamografia pelo Hospital Geral de Tailândia
  • Marcação de PCCU
  • Orientações em Saúde com Palestra
  • Momento de Dança zumba
  • Quiosque de empresas convidadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *