Notícias Saúde

Ações da prefeitura de Tailândia apontam melhoria no atendimento à saúde da população.

Visando divulgar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, nesse texto, iremos mostrar os números e ações desenvolvidas pelo setor em todas as áreas da saúde de Tailândia.

Ações nos Postos de Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Ignácio Koury

Centro de Saúde Ignácio Koury

PSF da Vila Macarrão

Uma das grandes prioridades do prefeito Macarrão em seu Projeto de Reconstrução de Tailândia foi a saúde, pois para Macarrão a saúde não espera.

Para isso, Macarrão investiu na saúde básica, colocou para funcionar já nos dois primeiros meses de mandato os PSFs dos bairros, Novo, Fátima e Santa Maria, reformou o centro de Saúde Ignácio Koury e unidades da zona rural.

UNIDADES DE SAÚDE

TOTAL DE PROCEDIMENTOS 18/01 À 31/07/2018

Centro da saúde Ignácio Koury

PSF Bairro Novo

PSF Vila macarrão

PSF Distrito Palmares

PSF Auí-Açu

PSF Turi-Açu

Fonte: Secretaria Municipal de saúde de Tailândia.

Ações dos ACS

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), esses trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

PSF do Bairro Novo

PSF Bairro de Fátima

O ACS deve visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência.

Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário. Durante o 1° semestre de 2018                      (18/01 a 31/07/2018) os ACS de Tailândia totalizaram 90.416 visitas, nas zonas urbana e rural do município.

Vacinas e Imunizações

Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o influenza vírus, ou somente influenza.

PSF Santa Maria

Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente.

Em 2018, a cidade de Tailândia, no nordeste do Pará, se mobilizou contra a influenza. Nessa Campanha Nacional que Tailândia fez parte, que deveria chegar a uma meta de 90% do público alvo vacinado, fechou a nível de Brasil meta de 90,37%, e em Tailândia conseguimos atingir a meta de 91,14% passando a meta nacional.

Veja as metas em cada grupo alvo.

PORCENTAGEM

CRIANÇAS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

GESTANTES

PUÉRPERAS

IDOSOS

PROFESSORES

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Tailândia

A campanha contra a poliomielite e o sarampo foi um das campanhas mais desafiadoras, pois além do município ter que cumprir com uma meta de 95%, ainda tivemos que enfrentar a falta de consciência de pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo.

Até o dia 21/09, foi fechada a meta nacional de 94.02%, no Pará foi de 90.02% e em Tailândia 73,07%.

Tailândia vai ficar fazendo ações “casa em casa” em bairros sem cobertura de ACS e PSF, creches e escolas para menores de 5 anos.

Antirrábica

A campanha de vacinação de cães e gatos de 2017, que tinha como meta atingir 100%, passou da meta chegando a 103, 89%. Foram 9.245 cães e 3.078 gatos no mês de setembro haverá a 2° etapa da vacinação e terá como meta de vacinar 9.190 e 3.044 gatos.

Prefeito Macarrão inaugurou dia 26 de outubro, o PSF do Aeroporto

PSF do Aeroporto

Há menos de um mês da inauguração do Posto de Saúde do Aeroporto, já foram realizados mais de 450 procedimentos. A unidade ainda atende uma demanda livre de usuários, curativos e injetáveis, pré-Natal, consulta do idoso e da criança, planejamento familiar e Hiperdia (hipertensão e Diabete). O PSF do Bairro do Aeroporto funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.