Entre 400 e 500 famílias moradoras da zona rural da cidade de Tailândia, localizada no nordeste paraense, começaram a receber, a partir desta quarta-feira, 12, mudas de espécies frutíferas e florestais oferecidas pela Prefeitura Municipal de Tailândia.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Semappa) disponibilizará a produtores da agricultura familiar mais de 60.320 mudas. Somente na manhã de hoje, foram doadas mais de 20 mil vegetais, maior parte formada por mudas de açaí, cacau, cupuaçu, mas também de ipê e de flamboyant.
A doação ocorreu na sede da Semappa, às margens da PA 150. Segundo o titular da Secretaria, Júnior Frota, a comunidade de agricultores respondeu ao chamado da prefeitura.
“O movimento inicial está muito bom. Passamos dois dias ligando para as comunidades da Borba Gato, Pindorama, Vicinal 8 e Badarote, e eles compareçam. E as mudas estão de boa qualidade. Hoje, nós vamos entregar de 24 mil a 25 mil mudas”, afirmou Frota. A doação foi iniciada ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Paulo Jasper “Macarrão”, em 2006.
Todas as famílias contempladas foram cadastradas previamente pela Semappa. E caso haja novos interessados na doação, esses devem se cadastrar na Secretaria a fim de receber o benefício. A doação prossegue nos próximos dias até que sejam entregues todas as espécies.
Lia Nascimento, 32, é moradora da vila Badarote, foi a cunhada, receber suas espécies. “Achei algo muito bom, pois vai auxiliar no cultivo das frutas, nos alimentar e vender, gerando uma renda para nossa família”, disse.
Sustentável
A doação de mudas também mantém um aspecto voltado à sustentabilidade. De olho na arborização da cidade e na prevenção das altas temperaturas, a gestão municipal vai disponibilizar espécies florestais como o ipê, a andiroba, o flanboyant e o nim.