Muitos não vão lembrar, mas o município de Tailândia, nordeste do Pará, já teve um Banco de Sangue. Em 2007, no segundo mandato do prefeito Macarrão foi implantado o banco na cidade, devido aos índices de acidentes, transfusões para alguns casos de câncer e dificuldade de transporte, na época não tinha o Aeromedico. O Banco de Sangue funcionou até 2011, depois da inauguração do Hospital Geral de Tailândia (HGT), quando foi desativado.
100 doações de sangue
Desta forma, a Prefeitura de Tailândia, através do prefeito Macarrão e da Secretaria de Municipal de Saúde (SEMSA), realiza em parceria com a Fundação Hemopa e o HGT, a Campanha de coleta de sangue no Ambulatório Médico Especializado (AME), das 08 às 16 h, deste sábado (8). A meta é alcançar 100 doações de sangue.
Mobilização
Durante à noite de sexta-feira (7), o Grupo Sangue Bom, movimento de doadores de sangue de Tailândia, fez mobilização no Centro Cultural, com distribuição de panfletos sobre a importância de doar sangue
Nove cadeiras para coleta
Esta é a primeira campanha de doação de sangue realizada no município com sala montada, conduzida pela equipe de 15 profissionais do Hemopa Abaetetuba, que vai garantir ainda nove cadeiras para coleta de sangue.
Critérios para doação de sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
-Ter mais de 50 quilos;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Observar o intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.