Origem do nome: Tailândia, denominação dada a Vila, então ligado ao município do Acará, em 03 de junho de 1978, devido ao País de mesmo nome na Ásia, passar por guerra civil por fronteiras, na mesma época dos conflitos por terra na região.
Apelido: Cidade da Liberdade
Emancipação político-administrativa: 10 de maio de 1988
População Estimada: 100.300 mil habitantes (IBGE/2016)
Densidade Demográfica: 17,9 Km²
Altitude: 49 m
Área Territorial: 450.141,7194 ha
PIB:R$ 266.236,00 (IBGE/2007)
Distância da Capital do Estado: 240 km
Padroeiro: São Francisco de Assis
Prefeito Atual: Paulo Liberte Jasper (Macarrão) (2017/2020)
Presidente da Câmara: José de Sousa Nojosa
Geografia
HIDROGRAFIA
Na drenagem do município destaca-se o rio Acará que o atravessa de sul para norte. Nasce na serra dos Coroados, ao sul de Tailândia. Recebe, pela margem direita, o rio Urucuri, limite parcial, ao norte, com o município de Acará, e os igarapés Anajateua, Ipiranga, Ipiranguinha e Papurá.
Pela margem esquerda, o seu principal afluente é o rio Aju-Açu e o igarapé Turiaçu, este fazendo limite parcial, a nordeste, com o município de Moju.
PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal natural do município está somada a do município de Acará (37,43%), pois fazia parte dele, quando do trabalho de levantamento da vegetação do Estado do Pará, no ano de 1988, utilizando-se imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986.
Na rede hidrográfica, destacam-se os rios Acará e Aju-Açu, e o igarapé Papurá. As principais fontes de desmatamento e poluição são as serrarias e a produção de carvão em larga escala. Porém, ainda possui áreas com coberturas florestais virgens que merecem preservação.
SOLOS
Refletindo a geologia e a geomorfologia da área, os solos que predominam no município são o Latossolo Amarelo, textura argilosa, e Concessionários Lateríticos.
Indiscriminados nas áreas de terra firme, enquanto, nas áreas de várzea, são comuns os Gleys e Aluviais, entróficos e distróficos, texturas indiscriminadas, exuberante na quantidade de terra preta, importantíssima para a agricultura.
TOPOGRAFIA
Face à singeleza da topografia, o município não apresenta variações altimétricas expressivas, sendo que, suas cotas se encontram em torno de 35 metros, com máxima de 96 metros, ao sul. Na sede, a cota é de 45 metros.
VEGETAÇÃO
Na maior parte do município, corre Floresta Equatorial Latifoliada de terra firme, apresentando como subtipo a Floresta Densa dos baixos platôs.
Já nas áreas próximas às margens do Rio Acará, localiza-se a mata de várzea que ocupa os terrenos mais baixos, sujeitos a inundações. O assédio dos agricultores e pecuaristas sobre as florestas primitivas, através da remoção da cobertura vegetal para a implantação de lavouras e pastagens, vem ocasionando um acelerado surgimento de florestas secundárias.
Vale ressaltar, também, a existência de um grande projeto de plantio de seringueira e palma, existente no município.
FESTAS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO
Trilha da Fumaça – Versão Tailândia-PA
Além das comemorações do dia 10 de maio, data de emancipação político-administrativa do município, a programação oficial começar com a 8ª Edição da Trilha da Fumaça, rallye de motos e veículos de tração nas quatro rodas, que percorrem trechos de muitas dificuldades, com lamas, riachos, e muita floresta nativa, que é considerada uma das melhores da região. São mais ou menos 40 km de circuito cheio de tombos e muita adrenalina. Em um lugar perfeito para os trilheiros com muita lama, dificuldades e belas paisagens.
O evento tem se tornado tradição no município, reunindo trilheiros de várias cidades do Pará e até de outros estados. A Trilha da Fumaça chega com força total à sua 8ª edição e como já é de costume, um dia antes da trilha há uma festa promovida pela organização no Parque de Exposição do Texas Rodeio.
Corrida da Liberdade
A Corrida da Liberdade é um evento esportivo educacional, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e parcerias, o Projeto teve início no ano de 2011 e foi o primeiro no município, devido o nível de satisfação, o número dos participantes vem aumentando a cada ano, levado a comunidade em geral desenvolver a pratica de hábitos saudáveis e qualidade de vida.
Cerca de 2 mil atletas são inscritos por cada edição, em modalidades escolares e semiprofissionais, sendo competidores da região, outros município e Estados, e tende a aumentar. De fato, a Corrida da Liberdade já faz parte do calendário cultural e esportiva de Tailândia
Festa dos Coroas
Realizada no mês de junho, em pleno festejos juninos do município, devido a influência e a valorizações dos primeiros colonizadores nordestinos na região. É conhecida como uma grande festa tradicional e popular, que envolve o comércio e a cidade.
EXPOTAI – RODEIO
A Exposição Agropecuária de Tailândia (EXPOTAI) e o Texas Rodeio, que é realizado em setembro se consolidaram como um grande evento para o município de Tailândia e regiões vizinhas, pois além de fomentar a economia e cultura local, abre espaços para novos negócios.
Nesses 12 anos de história, a EXPOTAI, que acontece no Parque de Exposição Texas rodeio, já recebeu dezenas de artistas locais e de expressão nacional, produtores rurais e empresas ligadas ao Agronegócio e pessoas de diversas regiões do Brasil.
Cavalgada de Tailândia
A tradicional Cavalgada abre as atividades da EXPOTAI. O roteiro do desfile das comitivas de cavaleiros sai pela parte da manhã do Texas Rodeio e cumpri um trajeto pela PA-150, Praça do Povo, seguindo em direção a Travessa São Felix, Avenida Natal, principais ruas da cidade, até o retorno ao Texas
A cavalgada, que já marca o calendário de ventos do município, conta com várias comitivas e cerca de 1500 cavaleiros, muitas delas estilizadas com personagens vestidos com indumentárias tradicionais do sul e centro-oeste do País, entre as de grande e de pequeno porte que participam destacamos os municípios de Jacundá, Tomé Açu e vila dos Palmares, de outros município e vilas que sempre são representadas.
Festividades de São Francisco de Assis – Santo Padroeiro de Tailândia e outras manifestações
Uma das manifestações religiosas mais importantes de Tailândia é a festa em homenagem ao padroeiro, São Francisco de Assis, realizada em setembro na sede do município. Durante as comemorações há a realização de missa e arraial.
Entre as manifestações da cultura popular do local destacam-se a Feira de Arte e Cultura, a Festa de Produtos Locais, as Festas Juninas, promovidas pelas escolas, e a Festa do Cajú.
Jogos Estudantis Tailandenses – JET´s
Os Jogos Estudantis Tailandenses – JET’s tem como representatividade o ápice da prática esportiva estudantil do município, as escolas preparam-se no decorrer do ano para realizar uma boa apresentação no JET’s, só podendo participar do evento os alunos que obtiverem boas medias na escola, incentivando desta forma o aluno a frequentar a escola diminuindo o índice de evasão escolar.
O JET’s, busca valorizar as diversas escolhas do aluno de interpretação e de recriação da sociedade, situar e compreender as relações entre esporte e sociedade. Possibilitando desta forma sua participação das competições independentemente de sua condição social, aptidões e diferenças físicas, buscando desenvolver e contribuir para: a consciência coletiva; expansão do vocabulário de movimento; a socialização e cooperação em grupos; a valorização da cultura, levando os alunos às reflexões sobre o que é o esporte solidário, para que percebam o quanto é fundamental desenvolver o movimento consciente.