Depois de dois dias de competição, o 11º Torneio de Pesca Esportiva de Tailândia (Torpeta) conheceu os campeões das quatro categorias em jogo. O evento ocorreu de 11 a 13, mas a disputa efetiva se deu no sábado e no domingo. O local do torneio foi a fazenda Surubim, a 17 quilômetros da margem da PA 150. Um bom público prestigiou o evento.
Campeões
Por categoria, os campeões ficaram assim definidos: maior tucunaré, com 60cm, equipe “Jordano Sousa”; maior peso de peixe de escama, da espécie cachorra, com 8,635 kg, da equipe “Só de Boa”; maior quantidade, equipe “Só de Boa”, com 33,8 kg; maior peso de peixe de couro, “Maranata 2”, da espécie surubim, com 5.420 kg. As equipes Jordano e “Só de Boa” são de Tailândia, enquanto “Maranata 2”, da cidade de Castanhal.
Ao todo, 60 equipes de pesca esportiva estiveram reunidas neste final de semana em Tailândia durante a 11ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Tailândia (Torpeta), para disputar uma premiação de mais de R$ 80 mil. O evento esportivo contou com a organização de Thiago Frota e o apoio da Prefeitura Municipal de Tailândia.
Ranchos
Nas margens do rio Capim, vários acampamentos foram montados pelas equipes participantes, espaços e estrutura necessária para os dias de competição. Os competidores do Torpeta eram de cidades próximas como Goianésia e Moju, mas também de outros estados, como da cidade maranhense de Imperatriz. “Uma satisfação imensa ter ganho duas vezes seguidas, é uma satisfação imensa, ganhar o Torpeta duas vezes é um sonho realizado. É um dos dias mais felizes da minha vida”, comentou Jordano Sousa.
Programação
No primeiro dia, sexta-feira, 11, as equipes foram recepcionadas pela organização do evento. Já sábado, logo cedo, às 5h30, as equipes saíram nas lanchas pelas águas do rio Capim, retornando por volta das 22h. E domingo, 13, a competição ocorreu das 6h ao meio-dia. Após o almoço, iniciaram-se as premiações. Durante a programação da Torpeta, ocorreram atividades culturais como apresentações musicais, bingo e sorteios de brindes, além de almoço com iguarias da região.
Conforme a organização do evento, as maiores ocorrências de espécies na região são surubim, cachorra, piraíba, pirarara e tucununaré.
Vozes Oficiais
O prefeito Lauro Hoffmann declarou:
A gente tá na 11° Torpeta. A gente continua apoiando porque é importante, porque fomenta o turismo, fomenta o comércio, fomenta vários setores. Muita gente de fora aqui. É aquela proposta que eu tenho feito: venha pra Tailândia, pra você saber que a gente aqui, tem o melhor pra lhe oferecer”.
Thiago Frota, organizador do evento destacou o bom resultado da programação. “Foi um sucesso, graças a Deus! Mais um ano do nosso Torpeta, divulgando, chamando muita gente de fora. É fomentar nosso esporte da pescaria, do turismo do nosso município. Esse ano, a gente teve que limitar a quantidade de inscrições, e graças a Deus foi recorde. Aproximadamente 60 equipes, uns 200 pescadores”, disse.