A partir de 2026, a Prefeitura Municipal de Tailândia, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEMAPPA), vai ampliar o programa de incentivo à produção local, passando a incluir os apicultores do município no fornecimento de mel para a merenda escolar.
A medida representa um passo significativo na valorização da atividade apícola e no fortalecimento da agricultura familiar como motor do desenvolvimento econômico e social do município.
Iniciativa
A iniciativa é acompanhada por ações voltadas à regulamentação, capacitação e apoio logístico aos produtores. De acordo com dados, mais de 150 agricultores estão cadastrados na Casa do Produtor, espaço criado para orientar, capacitar e apoiar pequenos produtores no escoamento da produção.
A ideia da inclusão do mel na merenda surgiu a partir do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que permite a aquisição de produtos locais para compor os cardápios escolares.
Segundo a nutricionista Thauanna Alves Vieira, o mel substituirá o açúcar refinado em preparações doces, como mingaus e bebidas.
“O mel será utilizado para adoçar alimentos e bebidas, reduzindo o consumo do açúcar refinado. Essa substituição traz benefícios à saúde, contribuindo para o controle da obesidade, além de o mel possuir propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. Essa medida também valoriza a agricultura familiar e fortalece a economia local, estimulando a cadeia da apicultura”, destacou Thauanna.
A nutricionista reforça ainda que o mel não será oferecido a crianças menores de dois anos, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde.
“É importante ressaltar que a substituição ocorrerá apenas nas refeições dos alunos do ensino infantil, fundamental e médio, não incluindo as creches”, explicou.
Estrutura e capacitação da apicultura em Tailândia
Desde 2023, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) desenvolve o trabalho de captura de enxames de abelhas, que são posteriormente destinados aos apicultores locais.
A partir de 2025, a Prefeitura passou também a doar os enxames capturados, ampliando as oportunidades de ingresso e fortalecimento da atividade apícola no município.
Atualmente, Tailândia conta com 58 apicultores cadastrados, dos quais 26 estão em atividade, segundo dados da SECTMA.
Com o novo programa, caberá à ADEPARÁ verificar se os produtores estão aptos a participar da iniciativa, garantindo que a produção atenda às exigências sanitárias e de qualidade.