Na manhã do último sábado, 6, no Ginásio de Esportes Werner Kronbauer, o projeto Copinha Iniciação Esportiva chegou à 6ª edição, com modalidades feminino e masculino de vôlei e futsal.
Realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Seel), a iniciativa visa desenvolver a prática esportiva numa perspectiva cidadã, como confraternização de encerramento do ano letivo. Ou seja, primeiro baseado na formação socioesportiva de desenvolvimento, integração e interação de atletas e alunos para que, depois, eles possam ser conduzidos às competições.
Nessa interfase de projeto atrelado à finalização do ano letivo, a coordenadora de esportes da Seel, Ana Paula Lima falou do objetivo do projeto.
Nós realizamos a Copinha todo final de ano, pois é uma Copinha de encerramento, confraternização entre os nossos atletas e alunos que são crianças de 8 a 16 anos, das redes pública e privada do município. O nosso principal foco, além do desenvolvimento e funções cognitivas, é formar cidadãos, com valores, respeito e trabalho em equipe. Isso é muito importante”, explicou.
A mãe de Ezequiel de Sousa, Rodinete Sales, disse que o projeto mudou a vida do filho autista. Segundo ela, o adolescente de 16 anos, chegou ao projeto por meio da indicação de uma profissional do Desenvolva, onde o adolescente recebia atendimento.
Meu filho mudou, mudou o desenvolvimento dele. Ele não tinha interação com as outras crianças devido ele ser autista. Então, através desse projeto a autoestima dele levantou e ele passou a interagir, em contato social”, justificou.
Já o estudante da escola JMA, Vítor Flavio, o jogo “é de uma expectativa muito grande, porque eu acordei pensando em jogar bem; merecer ser campão de novo e é muito bom com esses amigos aqui que eu tenho, ser campeão”.

