Verão amazônico e final de férias escolares marcam a tradição da “Colônia de Férias”, projeto realizado por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Scfv) e integrado à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads). As práticas culturais direcionadas ao descanso físico e mental dos participantes aconteceram na última quarta-feira, 30, no Espaço Freitas, da vicinal 8.
O ambiente propiciou a todos o desenvolvimento de práticas pedagógicas na piscina, clube de areia, campo de futebol e salão de eventos. Essa programação sinérgica tem o intuito de assegurar o direito à convivência familiar e comunitária de participantes do projeto.
“Hoje é o meu dia feliz aqui na piscina”, disse a estudante Nelma Brandão. “Eu sou a irmã mais velha da Nelma. É, a colônia de férias pra ela foi o momento que ela estava mais aguardando: passou a semana inteira pedindo pra minha mãe se organizar, pra gente poder trazer ela”, afirmou Soany Aragão.
“Hoje, a gente tá tendo aqui várias brincadeiras lúdicas, com o objetivo de incentivar as nossas crianças e adolescentes. Em troca disso, agente trouxe vários prêmios que é pra gente tá presenteando essa criançada. Isso com o total apoio do nosso prefeito Lauro”, informou a técnica de convivência, Cilene Morais.
Esse momento aqui é a Colônia de Férias, da unidade de convivência e Fortalecimento. Esse momento é de brincadeira, de diversão, com o total apoio do nosso prefeito Lauro”,
contextualizou a secretária de assistência social, Raimunda Grajaú.
O projeto
Destinado às unidades dos bairros Arboreto, Vila Macarrão e Centro, a Colônia de Férias contempla crianças e adolescentes encaminhados pelos Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos, Bolsa Família ou familiares em vulnerabilidade financeira. Mas, o programa vai além, durante o período escolar, os participantes têm aulas práticas e teóricas diversas, em contraturnos, nas unidades de atendimento socioeducacional.
Como participar?
Para participar do Scfv é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O Cras é a porta de entrada para os serviços do Suas e poderá orientar sobre o acesso ao Scfv.