Na noite do último sábado, 28, a Prefeitura Municipal de Tailândia fechou com chave de ouro o “Forrozão da Gente”, na segunda noite de festividade junina. O ginásio Werner Kronbauer, tanto dentro quanto na área externa, recebeu um bom público durante a programação proporcionada pela gestão municipal.
Até às apresentações das atrações musicais de Betto e Naldo, e Daniel do Acordeon ocorridas na área externa do ginásio, atrações culturais e de quadrilhas, participantes do concurso municipal, tomaram conta da área interna do Werner Krombauer. A abertura da programação contou com as quadrilhas da Zumba, da Terceira Idade, dentre outras.
Disputa
O ponto alto foi a disputa do concurso municipal de quadrilha. Império Junino, Explosão do Arboreto (campeã de 2024), Explosão de Cheiro e Tradição Junina se apresentaram até próximo da meia-noite e levaram espetáculos à parte para o público e à avaliação dos cinco jurados vindos de Belém, e com grande experiência. Tony Palha, Gê Souza, Danielle Sousa, Andressa Mendes e Rodrigo Trindade julgaram os concursos municipal e intermunicipal.

A grande campeão do concurso municipal foi a Explosão de Cheiro, seguido de, Tradição Junina e Explosão do Arboreto.

Houve ainda, a premiação dos 1º e 2º lugares da categoria misses mix, respectivamente, Hemilly Thaís e Paula Babalu. Teve troféu ainda para miss caipira e marcador, faturados por Bruna Damasceno e Hemerson Santos. A escola Anjo Gabriel ficou com o titulo de melhor barraca.
Durante a noite, a prefeitura fez o sorteio de quatro motos, duas no intervalo das apresentações da área interna do Werner Krombauer, e duas no tempo das atrações musicais. “É a primeira vez que ganho alguma coisa de um sorteio”, disse Nazaré Natália, uma das sorteadas.
Povo festeiro
“As pessoas se divertiram, nosso povo é festeiro. Trabalha, cumpre com suas obrigações e merece ser festeiro e se divertir. A cultura de Tailândia é forte em saúde, educação, e trabalhamos para ser também no aspecto cultural. Estou feliz porque o povo compareceu, quer dançar, saborear as comidas típicas.

Lá atrás, essas quadrilhas foram ajudadas com 12 mil reais, cada. Isso aqui é para reforçar o legado de que a nossa Tailândia é forte.” disse o anfitrião, prefeito Lauro Hoffmann.
Tradição
Na área externa do ginásio, acompanhada pela família, Maria do Socorro, 76, do bairro Santa Maria, relembra sua história com a tradição. “Desde jovem eu acompanho e participo das festas juninas. É uma festa bonita, de venda de alimentos. Eu me renovo no meio dessa alegria. Eu vim para essa festa animada, mas eu nunca imaginei que seria tão bonita, animada e cheia de muita alegria”, relatou.
Incentivo
A diretora da escola São Francisco de Assis, Cleunice Cei fez questão de enfatizar. “O prefeito ajudou a trazer as barracas das escolas para promover o aspecto financeiro dessas escolas, que têm gastos escolares. Agradeço ao prefeito por ter lembrado da gente, da educação”, memorou.
Quadrilheiros
“Esse momento resgata a cultura no município, através da dança, de jovens, e de jovens muitas das vezes das drogas. Queremos agradecer ao atual governo por nos proporcionar esse momento que é de suma importância para os quadrilheiros” disse Luís Guimarães. Segundo Otávio Amorim, do Jardim Primavera, “a cultura da dança é importante para demonstrar a emoção, a adrenalina; e a nossa expectativa é de desafiar o nosso próprio corpo. Dançar em uma quadrilha é uma experiência, queremos manter a tradição da quadrilha e não deixar morrer nunca”.
Apoio
A Prefeitura de Tailândia agradece o apoio das Secretarias de Cultura, Assistência Social, Saúde, Educação, mas também do serviço do SAMU, PMPA, PC, Corpo de Bombeiros, veículos de comunicação, e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso do evento.