Com várias práticas sustentáveis, a Prefeitura de Tailândia reservou participação no espaço, de representação do estado do Pará, durante a 30ª Conferência das Nações. É o “Pavilhão Pará”.
Entre os dias 17 a 21 de novembro, no Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus, em Belém, a cidade de Tailândia contará com o estande denominado “Tailândia Sustentável”.
Estarão em exposição atividades da agenda ambiental do município: produtos sustentáveis, ações de intervenção no meio ambiente e a economia criativa de apicultura.
No Pavilhão será promovido o protagonismo do Pará (municípios) e da sociedade paraense na agenda climática global. A programação será diária, sempre das 14h às 21h. A abertura oficial está prevista para às 17h, desta segunda-feira, 17.
Serão mais de 350 atividades: reuniões, painéis, exposições e apresentações culturais com a função de servir como espaço de articulação política e técnica para uma rede de cooperação para o desenvolvimento sustentável. O espaço terá mais de 80 estandes, praça de alimentação, palco e local para rodas de conversa e podcast.
Estande “Tailândia Sustentável“
Garantida a oportunidade de apresentar as iniciativas sustentáveis do município, no Pavilhão, que será facilitador e estratégico de potencialidades municipais. Tailândia terá um estande com as atividades que promovem inovação, geração de valor, diálogo e a cultura sustentável do município, com os produtos sustentáveis, intervenção no meio ambiente e economia criativa. A agenda do município visa cumprir a proposta deste Pavilhão, que é a participação dos municípios, a visibilização de suas potencialidades, iniciativas sustentáveis e oportunidade de desenvolvimento durante a COP-30.
Produtos sustentáveis
De um lado, a iniciativa privada de artesanato de biojoias confeccionadas com o uso de serragens descartadas em marcenarias e movelarias do município, são produzidas por artesãs locais. De outro, a iniciativa pública avança na produção de mudas: 100 mil mudas foram distribuídas na região, sendo que, 6 mil foram destinadas à arborização urbana.
Briquete
Outro produto, é o briquete ecologicamente correto que, desempenha um papel crucial na promoção de práticas sustentáveis e na redução do impacto ambiental. Ele é uma alternativa eficiente e econômica para a queima de lenha convencional, o que proporciona uma queima eficiente e com menor emissão de poluentes. Por isso, Tailândia apresentará o carvão de briquete sustentável, como produto inovador, proveniente da compactação de resíduos de madeiras, de serragens provenientes do local.
Intervenção no meio ambiente
A Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) atua na prevenção de queimadas, em comunidades com maior registros de queimadas. O projeto foi desenvolvido de julho a setembro de 2025 e resultou na redução dos registros de queimadas, em relação ao ano anterior: 2024 — 89.537, 62 para 2025 — 6. 711, 14 hectares.
A Sectma atua ainda no trabalho sustentável de pneus no município, com o trabalho de coleta, destinação adequada e a transformação em subprodutos, como tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras esportivas.
Economia criativa
Após a qualificação em captura, transporte e destino das abelhas, curso ministrado em agosto para aproximadamente 58 profissionais que fizeram parte de uma cadeia de produção; o trabalho combinou em práticas inovadoras, culturais e tecnológicas de geração de valor social e econômico para uma economia criativa e sustentável. Hoje, a especialização de apicultores e meliponicultores para a produção de mel resultou na criação do estatuto Néctar da Terra.
Cozinha Show
Arroz de Suã, um prato típico do movimento dos tropeiros vai ter espaço na programação. Na área da Cozinha Show, o prefeito Lauro Hoffmann estará na bancada para executar o prato feito com a parte do lombo do porco. Lauro tem experiência na cozinha e já executou esse prato em evento da agenda cultural da cidade como festivais de pesca e em festividades em comunidades rurais.
Serviço
17 a 21 de novembro — período do “Pavilhão Pará”.
Local: Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus, em Belém.

