Segundo dados da Defesa Civil do Pará, a chegada do inverno amazônico no estado já afeta a região sudeste do Pará, nos municípios de Parauapebas, Marabá, Santarém, entre outros.
Em Tailândia, o CBM informa sobre os impactos das chuvas intensas no município, principalmente em áreas de risco com infraestruturas comprometidas, ocupações onde a drenagem natural foi afetada e em locais com vegetação suprimida. Segundo o órgão, essas chuvas que ocorrem entre dezembro a maio, são fenômenos causados pelo La Ninã nos oceanos; o que pode levar a alagamentos e inundações, em função do aumento do nível dos rios, da mobilidade comprometida pelas vias submersas ou danificadas, e deslizamentos de solo.
“Por orientação do prefeito Lauro, estamos intensificando a limpeza dos canais e sobretudo os pontos que costumam apresentar alagamentos, sabendo que tivemos um ganho em áreas mais baixas como no bairro de Fátima, na avenida Pará, que recebeu asfalto e pavimentação”, disse secretário de Obras, Saneamento e Urbanismo (Semur), Railton Teixeira.
Medidas de segurança
Para a segurança de todos, a população deve estar atenta às seguintes orientações:
- Aos riscos de inundações — Não atravessar em áreas alagadas a pé ou com qualquer veículo. A água, além de contaminar (principalmente leptospirose), esconde buracos, bueiros abertos e objetos perigosos;
- A eletricidade — Desligue a energia (chave geral) da casa, se a água atingir o nível das tomadas; e mantenha distância de postes caídos e fios elétricos;
- Em estruturas e terrenos — Não se abrigar ou estacionar embaixo de árvores ou estruturas frágeis durante a tempestade ou ventania; em caso de moradias próximas às áreas de risco, observar a instabilidade do local e abandoná-lo preventivamente, em um lugar seguro;
- O lixo — Não jogue lixo nas ruas ou bueiros, pois isso compromete a drenagem e agrava alagamentos, pelos problemas de escoamento das águas pluviais.
Acidentes no município
Alguns casos nesse período são recorrentes, como os de menores portes: quedas de árvores, interrupção de vias e alguns danos às residências.
Locomoção
O Corpo de Bombeiros orienta sobre as medidas que previnem acidentes nesse período chuvoso, principalmente aos usuários das vias públicas.

