De segunda a sexta de 08:00h às 13:30h          Avenida Belém, S/N – Centro          (91) 99362-2069

IFPA e Prefeitura promovem audiência pública e escuta social para criação do Campus Tailândia e os primeiros cursos

0

Em 15 de abril de 2024, a reitora do IFPA Ana Paula Palheta Santana esteve em Tailândia para oficializar, junto ao então prefeito Paulo Jasper “Macarrão” (MDB) e o vice-presidente do poder legislativo, vereador Lauro Hoffmann (MDB), o recebimento do terreno destinado à construção do campus.

Na manhã desta sexta-feira, 28, na Câmara Municipal de Tailândia, o Instituto Federal do Pará (IFPA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Tailândia (PMT), promovem audiência pública para dialogar, junto à sociedade de Tailândia, a implantação do campus e dos cursos iniciais. A programação está prevista para ocorrer das 8h às 13h.

O anúncio da criação do campus em Tailândia ocorreu no dia 13 de fevereiro, em Belém, durante um evento do governo federal, quando o presidente Lula, acompanhado do ministro da Educação Camilo Santana, anunciou a criação de mais dois campi: Redenção e Viseu. Cada campus irá disponibilizar 1.400 vagas. À construção dos três campi serão destinados R$ 75 milhões em investimentos.

A audiência pública contará com a exibição de um vídeo institucional sobre o IFPA, uma apresentação técnica com as participações da reitora do Instituto, Ana Paula Palheta; do pró-reitor de Ensino Substituto do IFPA, André Cunha, e do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPA, Claudionor Farias Jr. Por se tratar de uma audiência pública, o evento será aberto à participação das pessoas inscritas para possíveis questionamentos e esclarecimentos.

Foto Em 2024, o prefeito Lauro, ainda na condição de vereador, ao lado do então prefeito Macarrão, e da reitora Ana Paula Palheta, oficializando a doação do terreno para construção do Campus.

Foto Em 2024, o prefeito Lauro, ainda na condição de vereador, ao lado do então prefeito Macarrão, e da reitora Ana Paula Palheta, oficializando a doação do terreno para construção do Campus.

Ordem de serviço

Durante a audiência pública, uma placa será descerrada simbolicamente para marcar a criação do campus, momento em que será assinada a ordem de serviço pelo prefeito Lauro Hoffmann (MDB) e pela reitora Ana Paula Palheta. A secretária municipal de Educação, Regina Góes, deve estar presente, assim como demais autoridades.

Expansão

A iniciativa faz parte do processo de expansão do IFPA, que busca atender a demanda por educação profissional, técnica e tecnológica em diversas regiões do estado. Durante a audiência, serão discutidas as principais necessidades educacionais do município tailandense, os cursos que poderão ser oferecidos e como a chegada do IFPA contribuirá para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Escuta Social

Além da audiência presencial, a população poderá participar por meio da Escuta Social, que ficará disponível no site oficial do IFPA (ifpa.edu.br) no período de 28 de fevereiro a 14 de março. Esse canal permitirá que moradores, estudantes, empresários e demais interessados enviem sugestões e contribuam com o planejamento da instituição no município.

Tailândia, assim como outros municípios, também está passando por audiências públicas e escutas sociais para a implantação de novos campi do IFPA, entre eles Redenção, Viseu, Alenquer e Barcarena.

Histórico

Em 15 de abril de 2024, a reitora do IFPA Ana Paula Palheta Santana esteve em Tailândia para oficializar, junto ao então prefeito Paulo Jasper “Macarrão” (MDB) e Lauro Hoffmann (MDB), ainda na condição de vereador, o recebimento do terreno destinado à construção do campus, fortalecendo a parceria entre a instituição e o município.

A previsão é que o campus de Tailândia seja concluído em 2026, beneficiando aproximadamente 1.400 estudantes com cursos técnicos e superiores alinhados às demandas locais.

A implantação desses novos campi visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica no estado, contribuindo para o desenvolvimento regional e proporcionando novas oportunidades de formação para a população paraense.

Os novos cursos já terão início em 2025 e ocorrerão provisoriamente no Polo Universitário de Tailândia Pará, até o término da obra de construção do prédio oficial do IFPA.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade