Durante a manhã e a tarde desta terça-feira, 29 , no auditório da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), da área de saúde da rede municipal de Tailândia estarão participando da capacitação sobre diagnóstico e tratamento de malária, oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), por meio da Coordenação de Malária do 6º Centro Regional de Saúde da Sespa.
A capacitação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Tailândia (Semsa), reunirá enfermeiros, médicos e agentes de combate às endemias . O objetivo da capacitação é sistematizar e ampliar o conhecimento de profissionais de saúde de regiões endêmicas e não endêmicas para malária.
A ação conjunta entre a Semsa e Sespa, visando à capacitação de profissionais, integra o Plano Nacional de Eliminação da Malária (PNEM), criado em 2022, que por sua vez está atrelado ao Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária (PNCM) do Ministério da Saúde.
A capacitação desta terça-feira, 29, é uma sequência da agenda da Sespa, direcionada aos profissionais do setor de saúde da Semsa. Nesta segunda-feira, 28, a capacitação ocorreu no distrito de Palmares, com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. No dia 30, será a vez dos ACS e ACE da zona urbana de Tailândia.
Metas–Conforme o Plano (PNEM), o Ministério de Saúde, com atuação articulada com estados e municípios, trabalha com a meta de eliminar a malária até 2035. Para este ano, a meta é ter menos 68 mil casos da doença.
Serviço
Capacitação de combate e prevenção à malária
Auditório da EETEPA / Travessa Aveiros
A partir das 8h
Ascom PMT–(91)992563908