Em busca de promoção da visibilidade, orgulho, respeito e cidadania, a 16ª Parada LGBTQIA+ de Tailândia deu abertura a mais um ano de celebração do movimento, ocorrida na noite do último domingo, 3. A concentração foi na avenida Belém. O evento recebeu duas caravanas intermunicipais de Belém e Marabá e num percurso que seguiu até o destino final, Clube Tropical. Lá, ocorreu uma uma programação repleta de representatividade, empoderamento e apresentações culturais e artísticas. O movimento destacou a importância da garantia de direitos à população LGBTQIA+ e o combate a todo tipo de preconceito, violência e discriminação.
Tema
A temática “Democracia se Faz com Diversidade” reforçou à sociedade a importância de alcançar vozes plurais para a garantia de direitos fundamentais, como protetivos e essenciais ao ser humano.
Caravanas presentes
“Desde o ano passado a gente veio acompanhar a parada LGBT aqui de Tailândia. Essa troca de experiência da coordenação da parada de lá, com a coordenação daqui. Temos visto e aprendido muito, porque se comparada com as do nosso estado, a parada de Tailândia é muito organizada”, destacou o servidor público e coordenador da parada LGBTQIA+ de Marabá, Mario Pessoa.
“A gente sempre tem um convívio, um diálogo muito bacana, com o movimento LGBT de Tailândia, que tem hoje uma parceria muito grande com o prefeito Lauro, assim como havia o antigo prefeito Macarrão. O nosso prefeito Lauro sempre abriu as portas do seu gabinete e apoia o debate para a sociedade de Tailândia sobre a inclusão dessa população”, disse a coordenadora do movimento de Belém, Barbara Pastana.
Grupo Pride
Como caravana da cidade, o grupo marcou presença na avenida Belém, como destaque da noite.
“Eu acho que hoje, o movimento LGBT não precisa de pautas, de documentos, eles não precisam de nada: é apenas ser. Não precisa se escandalizar”, afirmou a coordenadora da caravana, Paula Babalu.
Grupo Liberdade
“O sentimento mesmo é de gratidão: gratidão a gestão que, ajudou a gente a colocar a parada na rua; gratidão às famílias que vieram acompanhar a comunidade”, garantiu a presidente do grupo organizador do evento, Thamilly Ramos.