A Exposição Agropecuária de Tailândia (Expotai) abriu com Mari Fernandez, nessa noite do dia 4. A programação foi realizada em conjunto a Prefeitura de Tailândia e o Sindicato dos Produtores Rurais. A grande novidade da festa foi a estruturação do estande da prefeitura que, pela primeira vez, recebeu milhares de visitações para conhecer o acervo de produção agrícola local. Os produtos alimentícios e insumos de mudas frutíferas e espécies florestais contavam a história econômica do município, do pequeno ao grande produtor.
Para o prefeito Lauro Hoffmann, o momento é grandioso. “O agronegócio, na sua essência, começou com o pequeno, com as famílias trabalhando. E hoje, a revolução da tecnologia é muito grande e acaba que o povo do interior fica defasado. Então, aproveitando o espaço da feira, pensamos em fazer, a partir de toda essa estrutura, um ciclo de atualizações”, disse.
Visitantes
A estudante universitária de Agronomia, Maria Alice, ao ver o espaço, foi enfática.

“Poder ver o que é produzido é muito diferente daquilo que só se lê ou se ouve. É um outro momento, porque mostra o valor do trabalho do campo e da força da produção de Tailândia. É ótimo poder se divertir com um show dessa magnitude e também ter acesso a um conhecimento tão rico”, disse ela.
Produção agrícola
O estande estruturado pela primeira vez, em uma feira agropecuária do município, no local de entrada do evento, expunha os insumos e até degustações de alguns produtos comestíveis, como leite, queijo, iogurte, tacacá, sucos naturais, farinha de mandioca, castanha, tucupi, banana, açaí, queijo, cachaça, entre outros; mudas frutíferas; e espécies florestais.

Visita técnica
A pré-abertura da Expotai, na quarta-feira, 3, contou com a presença do prefeito Lauro, ao estande da prefeitura que já estava estruturado e organizado.