A 14ª Conferencia Municipal de Assistência Social será aberta com a palestra da conselheira estadual de Assistência Social Francidalva Moraes Neri, em evento realizado pela Prefeitura Municipal de Tailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e demais representantes do CMAS. A programação está prevista para o auditório da EETEPA e nos dois dias de debates, discussões e formação de mesas temáticas. A palestra magna terá como tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. A Conferência objetiva fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município de Tailândia.
A conferência será uma instância máxima de participação da sociedade civil e governo com a finalidade de analisar, de propor e de deliberar, em nível municipal, exclusivamente, sobre a Política de Assistência Social, além de eleger delegados para a 4ª Conferência de Assistência Social da Região Tocantins.
Eixos
Para cumprir as proposições, a conferência abordará cinco eixos: primeiro, Universalização do SUAS — acesso integral com equidade e respeito às diversidades. Segundo, Aperfeiçoamento contínuo do SUAS — Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional. Terceiro, Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais — fortalece a proteção social, segurança de renda e inclusão social do SUAS. Quarto, Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente — fortalece a participação social no SUAS. Quinto e último, Sustentabilidade financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
Esfera Pública
Estarão presentes para o diálogo, representantes do poder público, trabalhadores do Suas, usuários e representantes da sociedade civil. Vale destacar que a conferência acontecerá em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), Conselho Estadual de Assistência Social do Pará (Ceas/PA) e Semads.
A palestrante responsável pela mediação da conferência, Francidalva Moraes Neri é graduada em Letras Língua Portuguesa, graduanda em Bacharel em Direito e graduanda em Serviço Social. Quanto a especialidades, é especialista em Educação Inclusiva no Campo, Psicopedagoga, Linguística Aplicada, e Saberes e Prática Pedagógico na EJA.
Em seu currículo profissional é Conselheira Estadual de Assistência Social e Conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como também, coordenadora da Associação das Pessoas com Deficiência no município de Abaetetuba que, atende a região do Tocantins.
Programação
Nesta quinta-feira, (3/7) – das 8h às 12h e das 14h às 18h; e sexta-feira, (4/7) – das 8h às 14h.