Aumentam as síndromes gripais no Pará; Tailândia em alerta contra a Covid-19

Imagem: Ascom-PMT

O Pará está entre os dez estados brasileiros com sinal de aumento de síndromes gripais, segundo o Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (1º). Belém também está entre as oito capitais com crescimento.

O Boletim Infogripe, por outro lado, mostra tendência de queda a nível nacional nas últimas seis semanas. “O quadro não reflete o cenário atual de alguns estados do Norte e Nordeste, que apresentam aumento em função da Covid-19”, como é o caso do Pará.

Praticamente, Tailândia, nordeste paraense, não registrou casos de covid-19, em 2023. Mas, o município, que tem um permanente monitoramento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em relação à covid, ligou o sinal vermelho.

Estado de alerta

Logo no início do ano passado, para ser preciso, o Boletim Epidemiológico de 27/12, registrou zero casos, mas também registrou uma internação diagnosticada, o que gerou preocupação do prefeito Macarrão e sua equipe da saúde, principalmente com a chegada das chuvas e do carnaval.

O alerta ligou de vez com o Boletim de 11/01, que registrou 23 casos.  Imediatamente, o prefeito Macarrão orientou à população a vacinação, onde conseguiu o reforço da vacina Sinovac, o uso de máscaras em locais de aglomeração e outras medidas.

Com medidas simples de higienização, como lavar as mãos, evitar aglomerações e vacinar, a curva voltou a cair, como registrou os dois últimos Boletins Epidemiológicos de 19/01 (09 casos) e 26/01 (04 casos).

Como consequência, o Boletim Epidemiológico de sábado (3) registrou, num espaço de uma semana, apenas 01 caso positivo.