Cerca de 300 praticantes da pesca esportiva estarão reunidos neste final de semana em Tailândia, durante a 11ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Tailândia (Torpeta), e disputando uma premiação de mais de R$ 80 mil. O evento esportivo conta com a organização de Thiago Frota, apoio da Prefeitura Municipal de Tailândia, do prefeito Lauro Hoffmann e do amigo Macarrão.
O Torpeta está programado para os dias 11, 12 e 13 de julho, na fazenda Surubim, às margens do rio Capim. O local servirá de ponto de concentração das equipes de pesca, onde os ranchos reúnem competidores de várias regiões e também de fora do estado do Pará, caso do Tocantins e do Maranhão. Competidores de oito cidades paraenses já estão confirmados.
No primeiro dia, sexta-feira, 11, as equipes estarão sendo recepcionadas pela organização do evento. Já sábado, logo cedo, às 5h30, as equipes estarão em ação no rio Capim, retornando por volta das 22h. E domingo, 13, a competição ocorrerá das 6h às 11h, e após o almoço se iniciam as premiações. Durante a programação da Torpeta, estão previstas atividades culturais como bingo e sorteios de brindes, além de almoço com iguarias da região.
Conforme a organização do evento, as maiores ocorrências de espécies na região são surubim, cachorra, piraíba, pirarara e tucunaré.
Categorias e Premiações
A competição contará com quatro categorias: maior peixe de couro, maior peixe de escama, maior tucunaré e maior quantidade. A organização da Torpeta vai premiar os melhores colocados com uma moto OKM, um motor 15HP, 1 Casco (6 MC),3 motores elétricos e 2 caiaques. Haverá ainda sorteios de acessórios e equipamentos como carretilha e vara de pescar.

“O torneio segue visando incentivar a pesca esportiva, reunindo gente do Pará, mas também de outros estados. A competição demonstra a nossa cultura, e apresenta ao Pará e ao Brasil uma região de grande atrativo ambiental e rico da Amazônia”, diz Thiago Frota, coordenador do Torpeta.
Para Lauro Hoffmann, o torneio tem um “simbolismo cultural e turístico”. “Cultural porque enaltece o papel do esporte na cidade, uma vez que já incentivamos várias modalidades e despontamos campeões, e turístico porque temos um território cheio de belezas naturais”, destaca o prefeito.