Março Lilás: Prefeitura de Tailândia realiza campanha de prevenção ao câncer do colo do útero; Se ligue na Programação

O prefeito Macarrão de Tailândia, nordeste paraense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), está promovendo uma campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da zona urbana e rural.

O objetivo desta campanha é orientar as mulheres sobre a doença e formas de prevenção e tratamento. O câncer no colo do útero foi responsável por 6.627 mortes no Brasil, em 2020. A estimativa do Ministério da Saúde é que, de 2023 a 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor, causado pelo papilomavírus humano (HPV).

Por isso, o mês de março é uma data dedicada à sensibilização sobre o câncer de colo de útero, uma doença que pode ser prevenida por meio de medidas simples e a detecção precoce.