Foi a primeira associação de apicultura criada no município e ocorreu na manhã desta sexta-feira, 7, na vicinal 10.
A criação é fomentada pela Prefeitura de Tailândia, por meio da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), e apoiada pela Belém Bioenergia Brasil (BBB).
Dentre os atos normativos integrantes da constituição da entidade, está o estatuto e a formação de uma diretoria executiva. A Néctar da Terra visa potencializar a economia criativa e a sustentabilidade, via práticas de criação e de produtos derivados de abelhas.



Após a especialização em captura, transporte e destino das abelhas, curso ministrado em agosto para aproximadamente 58 profissionais que fizeram parte de uma cadeia de produção; o trabalho combinou em práticas inovadoras, culturais e tecnológicas de geração de valor social e econômico para uma economia criativa e sustentável.
As abelhas são sustentáveis e produzem produtos orgânicos de qualidade— porque as práticas agrícolas estão ligadas a parte ecológica; envolve famílias, renda e outros produtos. Com a criação da associação, o grupo de apicultores tende a ser fortalecido.
Durante a solenidade, a prefeitura se comprometeu a construir uma unidade da associação. Isso vai proporcionar a eles o registro artesanal, que permitirá comercializar em todo estado e nos estabelecimentos comerciais”, informou o especialista e facilitador do estatuto Néctar, Francisco Oliveira.
Minuta
O acordo legal apresentado e aberto à propostas diretas pelos apicultores presentes, apresentou 27 parágrafos de finalidades, lidos pelo facilitador e registrados pela analista ambiental da Sectma, Lurdes Alcântara. Das finalidades, objetivou-se agregar apicultores, meliponicultores, agricultores, técnicos e aficionados para o intercâmbio técnico, social e cultural que visa incrementar a apicultura racional.
É uma associação que além de tudo, vai legalizar o mel de Tailândia para outros mercados. É uma associação independente que vai promover a produção de mel”, falou o secretário da Sectema, João Batista.
Vigilância
Outra competência possível com a criação da associação, é a promoção de vigilância sanitária apícola ao levar informações às autoridades competentes.
Essa criação vem fortalecer e dar visibilidade aos produtores de mel de Tailândia. É através dessa criação que futuramente vamos poder participar de exposições, inclusive em Belém para apresentar o mel de Tailândia ao mundo”, expressou o apicultor Ezequiel Gomes.
Diretoria executiva
Para ser administrada, uma diretoria composta e eleita por meio de voto direto dos associados e com mandato de quatro anos, elegeu presidente, vice-presidente, secretário geral, tesoureiro e vice-tesoureiro da Néctar.
Me sinto lisonjeado por ser indicado, votado e eleito como presidente da associação. Sei que não vai ser fácil porque toda associação que começa, tem um trabalho grande, mas estou bem assessorado”, afirmou o presidente empossado pelos associados, Jonas Rodrigues.
Mascote
Nesse momento de posse, a história do estudante neurodivergente — condição TDAH, Jonas Nunes, 11, com hiperfoco e especializado em abelhas, foi eleito o mascote da associação.
Eu gosto muito de apicultura. Muito obrigado por terem me escolhido. Que eu seja muito bom pra mim e para os outros”, disse ele.

