No intuito de previnir queimadas na Vila Capelão, a Sectma em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na ultima quinta-feira, 10, uma palestra educativa para prevenção às queimadas. Durante a ação na Escola Filadélfia, foram abordados os temas “Queimadas: perigos e consequências”, “Limpeza da área”, “Licenciamento ambiental”, “CAR” e “Doação de mudas frutíferas”. Isso porque, com a chegada do verão amazônico em Tailândia, o órgão redobrou o alerta de prevenção em áreas de foco do município.
Segundo o mapeamento da Sectma, todo o município de Tailândia apresentou focos significativos de queimadas no ano de 2024. Por isso, algumas comunidades que, apresentaram um quantitativo de impacto mais acentuado, estão sendo priorizadas na ação: Vila Elizelândia (Capelão), Fernão Dias, Casa de Tabua e Aui-Açú, Chumbo Grosso.
O educador ambiental Deivison Alencar explicou um pouco do trabalho. “Dentro da educação ambiental estamos com um projeto de prevenção e combate às queimadas. Lá na secretaria, nós fizemos o mapeamento do município pra gente ver as comunidades que foram mais atingidas”, disse.
Comunidade
Para a primeira moradora da Vila Elizelândia (Capelão), Cacilda Leal, que chegou para a localidade em 1997, as ocorrências de queimadas ocorridas em 2017, exterminou a sua produção pecuária e de dendê. “Em 2017 foi muito desperador. Nós tinha gado, que saiu correndo no meio do fogo. O meu marido correndo risco tentando tirar gado. Foi muito desperador”, lembrou.
“A palestra maravilhosa que houve aqui na comunidade, foi para orientar os moradores, o que eles precisam fazer exatamente para evitar esse foco e combater”, disse o diretor da escola, Roberto Satiro.