Iniciado ontem, 3, no Distrito Palmares, o Desfile Cívico Escolar “Dia da Raça” aconteceu hoje, 4, na Vila Olho D’água e será concluído amanhã, 5, na cidade, com concentração na avenida Belém e dispersão na travessa São Félix. A data que seria alusiva ao dia 7 de setembro “Dia da Independência do Brasil”, este ano, foi modificada para o dia 5 de setembro “Dia da Raça”. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a incompatibilidade do calendário nacional com o municipal, levou o órgão a adotar critérios estratégicos para que o ato fosse realizado.
Ao trazer a temática “Valorizando a Diversidade Étnica Cultural para Formação do Povo Brasileiro”, o “Dia da Raça” celebra o resgate e enaltecimento da identidade cultural brasileira em todas as escolas das redes públicas e privadas municipais e estaduais de Tailândia que, desfilarão num ato reestruturado.
Reestruturação
O cortejo cívico deste ano, traz mudanças estruturais na organização do evento. “Serão três dias de desfile, sendo que dois são no campo. Outra mudança foi sobre a temática, por causa do dia: nos outros anos eram alusivos à independência e agora é sobre o “Dia da Raça” sendo alusivo à formação do povo brasileiro. A banda este ano será uma novidade”, destacou o coordenador de educação física da Semed, Macio Barreiros.
“Eu vim para estruturar, novamente, a banda de Tailândia para que pudéssemos fazer o 5 de setembro”, informou o coordenador de área musical do município, Arlindo Junior.
A banda de percussão que irá se apresentar no dia 5 de setembro, está em processo de reestruturação e terá o apoio da banda de sopro de Belém do Pará, na cobertura do dia 5. Neste dia, ao todo, 70 músicos irão conduzir o desfile na cidade. Vale enfatizar que, a estrutura da banda será a mesma para as comunidades.
“A gente vem fazendo um trabalho de mudança para beneficiar o público que estará assistindo esse desfile e as pessoas que vão participar: os alunos das escolas. Para a estrutura de campo onde inicia o desfile, no dia 3, na vila Palmares está sendo feita uma grande mudança de percurso que não passe sofrimento às pessoas, como hidratação; cobertura com a banda, palanque, ornamentação. Toda estrutura que será feita na cidade, vai ser feita no Palmares”, disse o também coordenador de educação física da Semed, Beto Marinho.
Percurso
5/9, na cidade de Tailândia, a concentração será ao longo da avenida Belém e travessa Aveiros; seguirá até o desfile em frente à prefeitura e será disperso na travessa São Feliz, após a praça de alimentação.