Tailândia recebe 20 novos leitos de UTIs e melhora a capacidade de atendimento, num incremento visando à redução de mortalidade, com o fortalecimento da rede hospitalar, por conta da atração de mais profissionais especializados para a região do Baixo Tocantins.
A entrega dos leitos fez parte da agenda do governador Helder Barbalho, que junto com a vice-governadora Hana Gassan, esteve em Tailândia, ao lado do prefeito Lauro Hoffmann, juntamente com demais autoridades, como a primeira-dama Daniela Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB), o deputado estadual Iran Lima (MDB), a ouvidora do Estado, Nilma Lima, e o diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira.

A entrega oficial dos leitos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 5, nas dependências do HGT. Após o descerramento da placa inaugural, o governador Helder, a vice Hana, o prefeito Lauro, acompanhados das demais autoridades, seguiram para a rua lateral do HGT, travessa Oeiras. Lá, foram feitos os pronunciamentos.
Inauguração
Na oportunidade, a cerimônia foi símbolo da potencialização do sistema público de saúde. Isso porque, as unidades ampliarão o acesso aos cuidados intensivos e reduzirá a locomoção intensiva a outras regiões, por fortalecer o sistema público de saúde do Estado.
O governador Helder Barbalho destacou a importância dos leitos para a população.
“Parabéns pelo trabalho que você está fazendo, você Lauro e a Ana. Você sucedeu o mais importante líder político desse município, da história de Tailândia, que é o Macarrão. Hoje, nós estamos entregando, Hanna, mais um equipamento importante ao nosso Hospital Geral. Esse hospital é extremamente importante, mas ele precisava ter leito de UTI, agora, o povo de Tailândia tem UTI aqui, para as nossas crianças, já que nós estamos inaugurando hoje, dez leitos de UTIs adulto, e dez leitos de UTIs neonatal”, garantiu.
A vice-governadora Hanna Ghassan falou sobre os avanços na área da saúde, a política com. orgulho pelo município.
“Saúde é mais importante para nossa vida. Essas UTIs é muito importante para a população, e eu me sinto muito realizada, porque ela é uma UTI novinha, com tudo que tem de bom e de melhor, porque são equipamentos de última geração. É assim que faz política”, enfatizou.

O prefeito Lauro Hoffman agradeceu a implantação das UTIs.
“Isso aqui que o senhor está entregando pra gente não é o leito de UTI, é o legado de salvar vidas aqui em Tailândia. Esse trabalho que o senhor fez aqui, não tem preço que o pague. O senhor merece todo o nosso reconhecimento por isso. E legado não só aqui em Tailândia que o senhor tem muito serviço prestado, mas tão jovem, mas muito trabalhador, até brinquei hoje na van e a gente vindo pra cá. Então quero também, pela importância desse momento, meu governador, pedir uma salva de palmas para o nosso amigo Macarrão, que com certeza faz parte desse momento”, disse.
Novo complexo
As novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) possuem tecnologia de ponta e a estrutura para garantir a capacidade de realizar até 540 diárias mensais (custos) que, atenderão Tailândia, Barcarena, Abaetetuba, Moju, Igarapé-Miri. Ou seja, municípios da 6ª Regional de Saúde. A nova administração foi implementada e ficará sob tutela do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável também pela geração de novos postos de empregos na região. O novo complexo conta com um investimento de mais de 8 milhões.
Para a tailandense Miriam Lisboa, o momento é de grande feito e gratidão.
“Já temos aqui a melhor conquista que o nosso governador trouxe pra nós”, afirmou.

