O Ministério da Educação reconheceu a educação tailandense com o “Selo Prata” pelo compromisso com a alfabetização de estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O reconhecimento ocorreu em janeiro de 2026.
Nosso empenho é poder oferecer ensino de qualidade à nossa população, começando por nossas crianças e jovens. E alfabetizar é transformar vidas, é possibilitar acesso de todos à educação e ao conhecimento”, disse o prefeito Lauro Hoffmann.
O pacto, baseado na colaboração entre a União, estados e municípios, foi apoiado pela Prefeitura de Tailândia por esforços da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que durante o segundo semestre de 2025, implementou a metodologia de ensino-aprendizagem do Programa Alfabetiza Pará.

Com o Alfabetiza Pará, o programa desenvolvido em regime de colaboração, em seis meses, os estudantes das 60 escolas da rede municipal de ensino, estavam aptos à avaliação do Pacto, ocorrido em novembro de 2025.
A avaliação nova elevou Tailândia de 3,6, no Índice de Fluência Leitura no ano de 2024, para 5,5 em 2025. O salto garantiu que o município subisse ao pódio em 1º lugar na regional, que reúne, além de Tailândia e Abaetetuba, ainda Acará, Barcarena, Igarapé-Miri e Moju.
Avaliação de Fluência Leitora
O índice indicador da porcentagem de estudantes alfabetizados na idade correta, referente a 2025, apontou que, o crescimento do índice de 3,6 para 5,5 na fluência do alunado do 2º ano, na prática alcançou 57% dos 1.192 avaliados.
Segundo o secretário municipal de Educação, Ascendino de Souza, o Selo Prata veio de um trabalho desenvolvido em seis meses.
Esse foi um grande desafio, porque o selo para alfabetizar na idade certa veio do Pacto pela Criança Alfabetizada. Então, passamos a acompanhar as estratégias de alfabetização nas escolas, com tecnologias de jogos, leituras lúdicas; tudo de forma que a criança não percebesse que estava sendo alfabetizada”, detalhou.
O salto de Tailândia para a liderança no crescimento da fluência em leitura na região da DRE de Abaetetuba, é resultante do método com que cada professor trabalhou o ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula e os avaliou em seu nível de leitura.

