A Prefeitura de Tailândia, por esforço da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Semappa), abriu, nesta sexta-feira, 25, no auditório da EETEPA, a Semana do Agricultor Familiar, com uma programação voltada ao fortalecimento e valorização dos pequenos produtores. Com o objetivo de potencializar o conhecimento sobre o campo e a prática agrícola, a programação voltada a este dia internacional, abordou a três eixos: Fertilidade do solo, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Queimadas, além de Empreendedorismo.
“É um desafio ser um produtor nos dias de hoje, seja da periferia ou do centro, pois estamos em frente a uma crise climática. Não venhamos depredar a floresta, os animais e os rios. Eu gostaria que houvesse essa questão da reforma agrária de forma respeitosa”, disse o representante da Emater, Otávio Luiz.

“Eu vim aqui descobrir os adubos certos que eu tenho que colocar nas plantas, e eu já plantei na roça da minha família pés de mandioca, milho e arroz. Eu me sinto feliz por estar aqui. Eu sei que o prefeito Lauro respeita esse dia tão maravilhoso”, afirmou o estudante da Zona Rural, da Vicinal das Chácaras, Rafael Silva.
Um eixo que levantou perguntas recorrentes na plenária foi sobre as queimadas. “Pequenos agricultores, no ano de 2024 sofreram muito com a questão das queimadas que, atingiram suas pequenas propriedade, trazendo impactos negativos, perdendo suas plantações. Hoje, em alusão à semana do agricultor, abordamos medidas para diminuir as queimadas, visto que o segundo semestre de 2024 às queimadas atingiram uma área de aproximadamente 89 mil hectares”, afirmou o engenheiro sanitarista e ambiental da Sectma, Deivison de Souza Alencar.
Produtivo
“Nossa intenção é levar aos nossos agricultores importância do que é o setor produtivo para eles. O que que é uma adubação de solo, o que é que eles têm de ter cuidado para poder não ser prejudicado com o meio ambiente. Então, é uma forma de eles saírem daqui com mais informações preciosas”, avaliou o secretário da Semappa, Júnior Frota.